Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Produzindo vídeos com a MiMoSA Grio para net' inhos


Projeto de Arte Educação Popular Low Tech

Série: 1ª,2ª e 3ª série do E. Médio - EJA.

Conteúdos: Vídeo (roteiro, edição, áudio, arte gráfica), 
intervenção, arte relacional, software livre, 
MetaReciclagem, arte Low Tech e educação popular.

Objetivos:

- Criar narrativas  usando materiais descartados  como 
vivência de produção multimídia.
- Elaborar e realizar uma intervenção no espaço escolar 
ou em espaço público  para mostra dos vídeos criados 
nesse projeto utilizando uma MiMoSA (Mídia Móvel
S/A).

- Gerar diálogos criativos sobre temas geradores ligados 
a questões propostas pelos participantes utilizando a 
leitura e escrita de imagens e palavras recicladas.

Metodologias: Elaboração de roteiros  para vídeos com 
estética Low Tech utilizando técnica de colagem, elaboração 
de áudio, definição  e divisão  de  funções como vivência de 
trabalho colaborativo em equipe. Dinâmica das aulas:




Etapa Visual: Elaboração de roteiro e edição:


Aula 1 - Roteiro:


1. Pesquisa, Seleção e recorte das imagens das revistas (30 hora);


- Apresentação da proposta de produção coletiva.
- Organização de palavras geradoras (conceitos relacionados ao projeto + 
palavras propostas pelos educandos)
- Coleta livre de imagens que cada educando escolha por algum motivo 
para ser recortada de revistas ou fotografada quando não for possível 
recortar.


2. Diálogo para elaboração de roteiro (30 min);


- Reunião para organização das imagens e palavras em forma de nuvem, 
ou seja, a localização de cada palavra e imagem mantêm-se  cambiável
para exercício de edição de imagem.
Essa dinâmica crio como um jogo de produção literária chamado Dada 
Outra Poesia por usar o elemento aleatório do proposto no Dadaísmo e a 
possibilidade de sempre poder editar e criar uma nossa ideia com as
mesmas palavras ou imagens  fazendo referência a liberdade que o 
ambiente virtual trouxe para a escrita e na edição de imagens mesmo 
usando suporte material para isso.


3. Jogo Dada Outra Poesia sobre as ideias de roteiro e para falar 
de edição usando as palavras e imagens recortadas (1 hora).


- Durante essa organização (jogo Dada Outra Poesia) conversamos sobre 
possíveis desdobramentos nas ideias surgidas inicialmente, por exemplo 
busca de palavras que complementariam uma frase pré-formatada no 
primeiro momento de recortes e possíveis leituras de diferentes 
combinações das imagens com as palavras.


Aulas 2 e 3 - Edição:


4. Definição das composições de imagens para elaboração do(s) 
projetos de roteiro nas fitas de A4 (30 min).
- Após serem definidas algumas composições de texto e imagem 
produzidas a partir do  jogo Dada Outra Poesia  desdobramentos são 
pensados para definir os roteiros (inicio, meio e fim) de cada vídeo.


5. Definição dos roteiros para colagens nas fitas de papel
 (1 hora 

e 30 min) colocação das fitas nas caixinhas (1 hora);


- Ao ter sido criado cada roteiro é montado e colado em fitas feitas 
com folhas A4 cortadas ao meio no sentido horizontal e coladas em 
suas extremidades num comprimento relativo ao “tempo” do vídeo 
elaborado.
- Terminada aos colagens nas fitas cada participante corta e decora 
a caixa que vai servir de suporte para seu vídeo rodar conforme os 
materiais disponíveis e criatividade do educando.
- Por fim as fitas são colocadas nas caixinhas utilizando hastes de 
bambu ou outro material encontrado no tamanho ideal para 
enrolar seu  vídeo dentro da caixa como um rolo de filme 
fotográfico.


6. Produção de Cadeidociclos para usar como cartaz e convite 
para divulgar a mostra dos vídeos na MiMoSA (30 min);
- Nessa etapa é proposta a criação de cartazes animados para 
divulgação dos vídeos produzidos utilizando a ideia de dobradura 
Caleidociclos que será decorada aproveitando os  restos de  papel, 
imagens e palavras  de forma que apresente a ideia de cada vídeo 
resumidamente nas faces do Cartazes-caleidociclos que serão 
distribuídos para os convidados para a mostra dos vídeos.
Essa atividade incentiva a continuação da produção multimídia 
com algum critério de qualidade desenvolvido pelo próprio 
educando ao se propor a apresentar seu trabalho para um público 
diversificado.


Recursos/Técnicas Recursos:
•Diversidade de revistas, tesoura e fita paredex;
• Caixas de papel limpas de vários tamanhos, folhas A4, e  hastes 
para rolo na caixinha;
• Cartazes ou cartolina A4 para fazer os caleidociclos.


Etapa Áudio:


Aula 4 – Composição, criação de áudios ou narrações:


3. Elaboração, pesquisa e experimentação dos áudios 
(sonoplastia, música ou narração) para ser gravado em câmera 
fotográfica (2 horas).

Antes de serem filmados os  vídeos sendo rodados manualmente nas 
caixas é feita elaboração e experimentos de sons para a gravação que será 
feita com câmera fotográfica.Aula 5 – Gravação:


4. Gravação das caixinhas rodando o vídeo com o áudio sendo 
gravado junto. (2 horas)
- Agora gravamos todos os vídeos na caixinha e então colocamo-os na 
área de trabalho da MiMoSA criando pastas nomeadas com o mesmo 
nome do vídeo para que possam ser facilmente navegadas.


Recursos/Técnicas Recursos:
• câmera fotográfica, cabo usb,  pen drive, matérias diversos para 
sonoplastia encontrados pelos educandos;


Etapa Intervenção:


Aula 6 e 7 – Mobilização e Apresentação:


5. Mobilização do público
Distribuição e instalação dos cartazes em locais definidos pelos 
educandos (por exemplo no saguão da escola, nas grades da janela de 
uma ONG ou pendurados em arvores nas ruas de uma praça).


6. Mostra dos vídeos
Mostra dos vídeos usando uma MiMoSA (Mídia Móvel S/A)    
já construída anteriormente escola e gravação dos diálogos gerados    
pelos vídeos apresentados na mostra com a 
MiMoSA (2 horas)


Recursos/Técnicas Recursos:
• câmera fotográfica, MiMoSA e microfone;


Etapa Ecos


Aula 8 - Ressonâncias e Dissonâncias:


6. Audição dos áudios capturados com a MiMoSA para reflexão 
sobre as inter inferências geradas pela intervenção e leituras
feitas pelo público a partir do vídeos apresentados.

É aqui que podemos ter elementos para uma crítica 
construtiva sobre os conteúdos dos vídeos e uma avaliação do 
potencial educativo e estético de cada produção.


Avaliação:


• Verificar se os alunos atingiram os objetivos propostos, ou seja, se 
houve aprendizagem em relação à proposta de trabalho, bem como a 
teoria apresentada sobre o assunto; 
• O empenho do aluno na realização do trabalho, concentrando-se 
no que está fazendo e observando os resultados que está obtendo. 
• Interação com o grupo no momento de trabalho;
• Realização das tarefas propostas levando em consideração a 
identidade de cada educando; 
• Manipulação do material para realização do trabalho proposto.
• Diálogo com o grupo sobre os conteúdos elaborados e produzidos 
durante o curso.


Referências:
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 1996


Guattari, Félix. As Três Ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. 
Campinas: Papirus, 1990


Lévy, Pierre. A inteligência coletiva''. São Paulo: Loyola, 1998.  


http://culturadigital.br/redelabs/tag/low-tech/


http://www.nomads.usp.br/documentos/livraria/A28-LowTech_traduzido.pdf


http://rpgcomunativo.pontaodaeco.org/


Vídeo produzido no fisl 11 sobre a proposta de uso da MiMoSA:


http://rpgcomunativo.pontaodaeco.org/2011/08/13/rpg-comunativo-no-fisl-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores